
SOBRE NÓS
Nossa história
A Fundação José Carlos da Rocha foi instituída em São Paulo, capital, por iniciativa do coronel José Carlos da Rocha, falecido em 17 de abril de 1919, e que deixou em testamento a determinação que a renda gerada pelos bens imóveis e aplicações financeiras deixadas por ele seriam destinadas a um pensionato para a velhice desamparada, a "Casa José Carlos da Rocha".
Em dezembro de 1924 foi publicado no Diário Oficial o regulamento da Casa José Carlos da Rocha, que tinha como finalidade o recolhimento e proteção de pessoas de baixa ou sem renda, doentes ou não, mas inválidas. Porém, com o decorrer dos anos e diante da inviabilidade de se manter a instituição, principalmente devido aos elevados custos de manutenção, houve a opção de manter o auxílio aos desamparados de forma indireta, com doações mensais a instituições de amparo à velhice, criando, deste modo, a atual Fundação José Carlos da Rocha.
A transformação de pensionato para Fundação foi oficializada em 25 de outubro de 1983, quando foram criados o Conselho Curador e Diretoria Executiva e adequado seu Estatuto ao novo modo de trabalho a ser desenvolvido.
A partir de 2003, uma nova dinâmica foi dada à gestão da Fundação, quando um grupo de voluntários do Vale do Paraíba, região do Estado onde se concentra a maior parte dos lares assistidos, assumiu a Direção e o Conselho.
A equipe vem atuando para multiplicar o potencial de apoio aos idosos, além do recurso financeiro deixado pelo fundador, promovendo ações para mobilização de voluntários, como empresas e pessoas físicas, e celebração de convênio com entidade governamental ou não na defesa de interesse dos idosos.
Em 2016, chega a 500 o número de vovôs e vovós, como são carinhosamente chamados os idosos assistidos, que recebem diversos tipos de apoio da Fundação, em 12 lares nas cidades de Jacareí, Lagoinha, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Tremembé, Diadema e São Paulo.
Nossa Visão
A terceira idade, chamada de melhor idade, como a época da vida em que o indivíduo pode e deve ter qualidade de vida, esperança - e também sonhos, é a visão da Fundação José Carlos da Rocha, que norteia as ações em prol dos vovôs e vovós.
Nossa Missão
Promover um estado de vida saudável ao idoso, planejando e executando programas de proteção à saúde e amparo aos que não têm recursos, onde eles estiverem, vinculados ou não a uma instituição.
Orientar e apoiar a família ou instituição no desenvolvimento de programas de proteção e qualidade de vida ao idoso.
Conselho Curador
Clóvis San Martin Leite de Abreu - presidente do Conselho Curador
Maria Cristina Teixeira Neto - secretária do Conselho Curador
Ignez San Martin de Abreu - conselheira
José Souto de Lucena - conselheiro
Maria Janeide do Nascimento Santos - conselheira
Fabio Esper - conselheiro
Diretoria Executiva
Antônio Carlos Nascimento dos Santos - diretor-presidente
Geraldo Tadeu Godinho - diretor vice-presidente
Ana Marta Silva Mendes Souza - diretora secretária
José Walter Dias - diretor tesoureiro



