top of page

PROJETOS

Projeto Arte Experiente Terceira Idade
Com Letícia Godinho

1

O projeto “Arte Experiente da Terceira Idade”, desenvolvido pela professora Letícia Antunes de Moura Godinho, consiste na aplicação da Arte Terapia, que é a utilização de linguagens artísticas, predominantemente plásticas, de símbolos, metáforas e de forma geral da criatividade em processos terapêuticos.

É aplicado duas vezes por semana, pelo período de duas horas, e está sendo desenvolvido com os vovôs e vovós dos Lares Irmã Terezinha e São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba e no Lar Casa do Ancião Luiza de Marilac, de Taubaté.

Por envolver os sentidos e o “fazer”, é, em geral, revitalizante, e às vezes também relaxante. Proporciona a possibilidade de ver “o velho” com “um novo olhar”, de reconstruir, de formas novas, velhas percepções.

A Arte Terapia favorece, por meio da estimulação da expressão e do desenvolvimento da criatividade, a coordenação motora, a liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente, o contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos, processo de individuação e equilíbrio físico/mental/espiritual.

O projeto de Arte Terapia pretende, por meio da arte, favorecer a expressão das emoções, das vivências internas, das elaborações do pensamento, sem, porém, haver a intencionalidade de aprofundamento terapêutico em casos individuais.

Este trabalho procura ocupar melhor o tempo dos idosos, incentivar a socialização, por meio do diálogo entre os participantes do grupo, mostrar que o envelhecimento não impede o indivíduo de aprender, criar ou mesmo descobrir aptidões nunca manifestadas ao longo da vida.

Por fim, proporciona o prazer da produção artística, da exposição dos trabalhos feitos e da aceitação dessas produções pela sociedade.

2

Projeto Viva Bem
Com Flávia do Amaral

O Projeto Viva Bem, desenvolvido pela professora de educação física Flávia do Amaral, – especialista em idosos pela FMUSP/Cecafi, é aplicado duas vezes por semana com duração de 120 minutos, e vem sendo desenvolvido na Casa do Ancião Luiza de Marilac, em Taubaté,  no Lar Amélia Ozanam, de Tremembé e no Lar São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba.

O projeto foi planejado para levar à população idosa, através de diversas atividades, formas de se sentirem melhor no seu cotidiano, com foco na saúde e independência nas atividades diárias de cada um deles.

O trabalho realizado visa reduzir as dificuldades apresentadas pelos idosos no cotidiano, de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo capacidades como resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, força e resistência muscular localizada, proporcionando uma qualidade de vida mais saudável, com serenidade e menor grau de esforço.

O projeto tem ainda o objetivo específico de oferecer diversão e lazer, e consequentemente proporcionar a interação e a maior convivência, aumentando a autoestima do idoso.

3

Projeto de Dança
Com Alexandre Botelho

O Projeto de Dança, desenvolvido pelo professor Alexandre Botelho, visa minorar os efeitos do envelhecimento nos indivíduos da terceira idade, já que a dança ajuda a garantir a independência funcional por meio da manutenção da sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida.

 

As atividades são aplicadas duas vezes por semana com os vovôs e vovós dos Lares Irmã Terezinha e São Vicente de Paula, em Pindamonhangaba.

 

Na dança, além de exercitar o corpo, a agilidade e coordenação motora, os vovôs e vovós também exercitam a mente, a atenção, a concentração e a memória. Além disso, a prática diminui o estresse e a ansiedade, além de melhorar a autoestima.

 

O Projeto de Dança é um recurso capaz de contribuir para a autonomia e independência do individuo idoso, para que se mantenha ativo e participativo socialmente.

4

Projeto Alegria de Viver
Com Thiago Frederic de Melo

Com objetivo de promover qualidade de vida na melhor idade, o projeto é aplicado pelo educador Thiago Frederic de Melo e visa desenvolver atividades de expressão corporal, atividades lúdicas, treinamento funcional, alongamentos, e ações que envolvam ritmos e motivação e exercícios para melhorar condição física nas capacidades relacionados à saúde e à qualidade de vida dos idosos assistidos.

A base de todas atividades foca em respeitar a cultura individual de cada idoso para uma melhor adaptação nas ações e com isso desenvolver aulas coletivas que envolvam o maior número possível de idosos.

5

Projeto Pintando o Sete: Redescobrindo a Vida por meio da Arte
Com Cristiane Dias

O projeto Pintando o Sete: Redescobrindo a Vida por meio da Arte, utiliza recursos como pintura, colagem, desenhos, recorte, dança, jogos, para, de forma lúdica e criativa, estimular a coordenação motora e os cinco órgãos responsáveis pelos sentidos.

​​O recurso da imaginação e simbolismo viabiliza a expressão emocional promovendo bem estar e resgatando o sentido da vida por meio da arte. ​​Com a manifestação da beleza artística pode-se concluir que ‘a vida imita a arte’.

bottom of page